1 de out de 2011

Verificador do tom



1 de outubro de 2011

Verificador do tom

Bill Crowder
Colossenses 4:2-6
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. —Colossenses 4:6
Isaías 11–13
Efésios 4
Dirigindo de volta para casa após o trabalho, uma propaganda no rádio chamou a minha atenção, pois mencionava um programa de computador que verifica os e-mails à medida que estes são escritos. Eu estava familiarizado com programas de “verificação ortográfica e gramatical”, mas esse era diferente. Ele checava o “tom”. O programa monitora a qualidade do fraseado dos e-mails para certificar-se de que eles não são exageradamente agressivos, desrespeitosos ou ameaçadores.
Enquanto escutava o locutor descrever as características deste programa, imaginei como seria ter algo semelhante para minha boca. Quantas vezes reagi rudemente em vez de ouvir primeiro — e, depois, me arrependi do que havia dito? Certamente, uma verificação de tom teria evitado que eu respondesse tão tolamente.
Paulo enxergou a necessidade de nós, cristãos, verificarmos nossa fala — especialmente ao falarmos com não cristãos. Ele disse: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4:6). A preocupação dele era que o nosso falar fosse cheio de graça, refletindo a beleza do nosso Salvador. Nosso falar deve ser convidativo. Conversar no tom correto com os não cristãos é vital à nossa capacidade de testemunhar-lhes. A passagem em Colossenses 4:6 pode ser o nosso verificador de tom.
Sempre que falamos, mostramos o nosso coração publicamente.
Carinho, Amor e Paz
Fernanda  

Nenhum comentário: