19 de dez. de 2010

Presidente do Sudão defende lei islâmica e chicotadas em mulheres



Presidente do Sudão defende lei islâmica e chicotadas em mulheres


"Se o Sudão do sul se separar, mudaremos a Constituição e, nesse momento, não haverá mais tempo para falar sobre diversidade de cultura e afiliação étnica," afirmou o presidente Omar Hassan al-Bashir a partidários, em um comício na cidade de Gedaref, no leste do país.O presidente do Sudão disse neste domingo (19) que o país adotará uma Constituição inteiramente islâmica se o sul se separar da Nação após um referendo. As afirmações foram feitas em um discurso no qual ele também defendeu policiais que foram filmados chicoteando uma mulher.

"A sharia e o Islã serão a fonte principal da Constituição, o Islã como a religião oficial e o árabe como idioma oficial," afirmou.

Os sudaneses do sul realizarão uma votação dentro de três semanas para decidir se querem declarar independência de parte do Sudão. Isso acontecerá em plebiscito prometido em um acordo de paz de 2005, que encerrou décadas de guerra entre o norte -- muçulmano, e o sul, onde a maioria segue os credos do cristianismo.

O acordo de 2005 estabeleceu uma Constituição interina, que limitava a lei islâmica sharia ao norte e reconhecia "a diversidade cultural e social do povo sudanês."

Bashir também defendeu policiais que deram chibatadas em uma mulher em vídeo publicado no site YouTube.

"Se ela é chicoteada de acordo com a lei sharia, não haverá investigação. Por que as pessoas estão envergonhadas? Essa é a sharia," disse.

Reportagem de Khaled Abdel Aziz


Carinho e amor

Fernanda

Nenhum comentário: