Os visitantes de um zoológico ficaram horrorizados quando o “leão africano” começou a latir em vez de rugir. Os funcionários do zoológico disseram que tinham disfarçado de leão um cão de porte grande da raça mastim tibetano por não terem condições de comprar um leão de verdade. Não é necessário dizer que a reputação do zoológico ficou manchada, e que as pessoas pensarão duas vezes antes de visitá-lo.
A reputação é frágil; uma vez prejudicada, é difícil restaurá-la. É comum sacrificar a boa reputação no altar do poder, do prestígio ou do lucro. Esta também poderia ser a nossa história. A Escritura nos encoraja: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas” (Provérbios 22:1). Deus está nos dizendo que devemos dar o verdadeiro valor a quem somos, não ao que temos.
O filósofo grego Sócrates disse: “A maneira de conquistar boa reputação está em se esforçar para ser aquilo que se deseja parecer.” Como seguidores de Jesus, carregamos o Seu nome. Por causa de Seu amor por nós, lutamos para caminhar dignamente para Ele, refletindo Sua imagem em nossas palavras e ações.
Quando falhamos, Ele nos levanta novamente pelo Seu amor. Por meio do nosso exemplo, os outros que nos cercam serão levados a louvar ao Deus que nos redimiu e nos transformou (Mateus 5:16) — porque o nome do Senhor é digno de glória, honra e todo o louvor.