Um amigo me contou que recentemente havia cumprido um dos itens de sua lista de coisas a fazer antes de morrer quando levou sua irmã à Europa. Apesar de já ter ido até lá várias vezes, sua irmã nunca tinha ido. O que me surpreendeu foi a natureza altruísta de ter esse objetivo em sua “lista de desejos”. Isto me fez pensar em quantos de meus sonhos e objetivos estão focados em outros e não em mim.
O livro de Romanos 12:6-21 fala dos dons de Deus para nós como membros do corpo de Cristo e de como deveríamos usá-los na vida diária. Todos eles têm foco externo. Ensino, por exemplo, não é para a autorrealização do professor, mas para o benefício de outros. O mesmo acontece com os outros dons mencionados nos versículos 6 a 8. Paulo resumiu esta abordagem generosa ao nos incentivar a amarmos uns aos outros “…cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (v.10).
Paulo exemplificou esta atitude ao incluir outros em seu ministério e ao investir sua vida na geração seguinte de cristãos. Generosidade, hospitalidade, perdão e compaixão guiavam seu comportamento.
Nossos objetivos na vida deveriam incluir distribuir os dons que Deus nos deu.