19 de jan. de 2015

O perigo da idolatria...


19 de Janeiro de 2015
O PERIGO DA IDOLATRIA

“Eu, o Senhor,
sou Deus zeloso...”
Ex 20.5

Deus escolheu para si um povo peculiar e fez com ele uma aliança eterna. Ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo. O nosso Deus é zeloso e anseia por nós com ciúmes. Ele não nos divide com ninguém. O contexto em que este texto aparece deve nos levar a uma profunda reflexão. Ao destacar o zelo de Deus, o Espírito Santo está nos mostrando que, em virtude do amor incomparável e redentor de Deus pelo seu povo, ele não admite em hipótese alguma a presença de ídolos, ícones e imagens de escultura no contexto da adoração que lhe prestamos.

Na continuação do versículo, vemos que a idolatria é um mal terrível. Esse mal se estende e se alastra como fogo em rastilho de pólvora, passando de geração a geração. Esse fato pode ser constatado ao vermos que, no Brasil e no mundo inteiro, milhões de pessoas ainda se prostram diante de imagens para venerá-las. É importante ressaltar que essa prática não ficará sem o juízo divino, mesmo que seja na terceira e quarta geração (Ex 20.5).

A idolatria é uma abominação diante de Deus, pois provoca o zelo de Deus e desemboca na ira de Deus. Jamais uma imagem visível pode representar o Deus invisível. Jamais uma imagem tangível pode representar a Deus, que é espírito. Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

Referência para leitura: Tiago 4.1-10

http://lpc.org.br/cada-dia/

Nenhum comentário: