14 de jan. de 2012

A LÍNGUA É O PINCEL DOS SÁBIOS

A LÍNGUA É O PINCEL DOS SÁBIOS


“A língua dos sábios adorna o conhecimento, 
mas a boca dos insensatos derrama a estultícia.” 
Pv 15.2

A língua dos sábios não apenas revela conhecimento, mas também o adorna. O conhecimento não é apenas útil, mas também belo; não apenas necessário, mas também atraente. Uma pessoa sábia torna o conhecimento apetitoso. O aprendizado deixa de ser um processo doloroso para tornar-se algo prazeroso. O conhecimento na língua dos sábios recebe contornos de rara beleza. A língua dos sábios é como um pincel nas mãos de um artista. Transforma as coisas comuns da vida em raras obras de arte e beleza. O oposto disso é a boca dos insensatos. Quando o insensato abre a boca despeja apenas sujidades. 

A boca do insensato é a picareta que abre sua própria cova. O homem tolo desanda a boca apenas para falar o que não convém e o que corrompe os bons costumes. Vangloria-se de suas palavras chulas e rasga a cara em gargalhas espalhafatosas para contar suas piadas indecentes. A boca do homem insensato é como o romper de uma barragem. Provoca inundação e muita destruição. Que Deus nos livre da boca dos insensatos. Que Deus nos ajude a adornarmos o conhecimento com nossa língua.

ORE


Senhor Deus, preciso de discernimento para me manter distante dos que exalam imundícias com a boca e estar ao lado de gente que promove o bem com as palavras. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: