17 de ago de 2011





17 de agosto de 2011

Amigos até durante a noite

Anne Cetas
…A alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à própria alma. —1 Samuel 18:1
Salmos 97–99
Romanos 16
Existe alguém que você poderia chamar no meio da noite se precisasse de ajuda? Ray Pritchard, um professor de ensino bíblico, chama essas pessoas de “amigos das 2h da madrugada”. Se você tiver uma emergência, esse tipo de amigo lhe fará duas perguntas: “Onde você está?” e “O que você precisa?”
Amigos assim são cruciais em tempos de dificuldades. Jônatas era esse tipo de amigo para Davi. O pai de Jônatas — o rei Saul, que sentia inveja da popularidade de Davi e da bênção de Deus sobre ele — tentou matá-lo (1 Samuel 19:9-10). Davi escapou e pediu ajuda a seu amigo (capítulo 20). Enquanto Davi escondia-se no campo, Jônatas sentou-se para jantar com seu pai, e logo percebeu que Saul pretendia mesmo matar Davi (vv.24-34).
Devido à sua profunda amizade, Jônatas “…ficou muito sentido por causa de Davi” (v.34). Ele avisou-o do plano de seu pai e disse-lhe para ir embora (vv.41-42). Davi reconheceu que Jônatas era um grande amigo. A Bíblia diz que eles choraram juntos, “…mas Davi chorou mais” (v.41). Suas almas estavam unidas.
Você tem amigos cristãos prestativos com os quais pode contar em tempos de crise? Os seus amigos o chamariam de “amigo das 2h da madrugada”?
Um verdadeiro amigo permanece ao nosso lado em tempos de aflição.

Nenhum comentário: