28 de mai. de 2014

Como fazer seu amor...

Como fazer seu amor sentir-se especial no Dia dos Namorados

Bilhetinhos, telefonemas, um jantar romântico, tudo isso pode tornar seu Dia dos Namorados ainda mais especial. Veja algumas sugestões para que seu amado possa sentir-se ainda mais feliz neste dia.

Renata Finholdt

2,727 views   |   16 shares
  • Já que o Dia dos Namorados é uma data tão especial, por que não comemorá-la fazendo com que a pessoa que você ama sinta-se especial e feliz por estar ao seu lado? Antes de mais nada, não deixe que as tarefas do dia a dia sobrepujem qualquer espécie de comemoração entre vocês, por menor que seja é um momento singular que ajuda a manter o romance em seu relacionamento, não importa se ele ainda é um namoro ou um casamento de muitos anos.
    Sendo assim, com o desejo de tornar esse dia dos namorados um dia bonito e romântico, você pode planejá-lo seguindo algumas dicas abaixo.
    • Lembre-se de fazer um cartão bem especial. Você mesmo poderá confeccioná-lo, se tiver esta habilidade ou simplesmente comprá-lo. Escreva sobre seus sentimentos, declare-se. Agradeça os momentos maravilhosos que passaram juntos nesse período. Você poderá colocar este pequeno mimo antecipadamente dentro de algum objeto ou vestuário que seu companheiro vá utilizar naquele dia (certifique-se disso!) ou simplesmente entregá-lo em mãos.
    • Acorde a pessoa amada com um “Eu te amo”. O dia será muito mais feliz porque a lembrança desse amor foi o que gerou o despertar deste dia. Você pode acordá-la desta forma através de um telefonema, ou se já casados, pessoalmente.
    • Prepare um desjejum diferente para este dia. Disponha coisas que ele/ela goste de forma bem bonita e ofereça junto pequenos bilhetinhos com seus sentimentos. Eles podem estar espalhados sobre a mesa ou em uma bandeja. Há muitos locais que vendem um serviço de cesta de café da manhã, se você preferir, pode ser uma boa opção.
    • As mulheres, normalmente, gostam de receber pequenos presentes ou flores em seu ambiente de trabalho. Isso não quer dizer que não possa oferecer este tipo de surpresa aos homens também. Pense nisso.
    • Se conseguir, neste dia, prepare a comida preferida da pessoa amada para um jantar romântico. Você pode inclusive, no decorrer dia, mandar um convite para ela informando do jantar, com horário, local e traje (se preferir algo mais formal). Arrume a mesa com estilo e criatividade e ofereça o prato preferido dela que você preparou com carinho. Caso opte por algo mais prático, um restaurante também é uma alternativa, no entanto, é bom reservá-lo antes, pois estas datas normalmente são bastante procuradas.
    • Para terminar o dia, um filminho romântico juntos é uma escolha deliciosa. Mais uma vez, escolha antecipadamente o título para não terem surpresas desagradáveis.
    Todas essas dicas são bons presentes para oferecer nesta data, porém, se achar conveniente você também poderá oferecer uma pequena lembrança.
    Com planejamento e atenção este Dia dos Namorados vai mostrar a pessoa amada o quão especial é seu sentimento por ela.
    Sejam felizes!

1 de mai. de 2014

A importância de uma esposa feliz quando ele entra pela porta...

  • No início do século XX, um médico russo chamado Ivan Pavlov fez uma experiência revolucionária que significaria uma grande evolução no estudo da psicologia humana. Nessa experiência, o médico mostrava um prato de comida para os cachorros de seu laboratório, e quando estes começavam a salivar, Pavlov tocava uma sineta. Depois de repetir esse procedimento vários dias seguidos, bastava que Pavlov tocasse a sineta e os cães automaticamente começavam a salivar, sem que lhes fosse mostrada comida alguma. Os cães haviam associado o barulho da sineta às suas deliciosas refeições.
    Por que isso foi revolucionário? Já era sabido que as pessoas reagiam de forma natural a certos estímulos externos, como quando seu corpo libera adrenalina diante de um perigo iminente. O que Pavlov provou, entretanto, é que é possível “programar” os animais - e pessoas – para associarem estímulos externos a estímulos internos (como o tilintar daquela sineta sendo associado ao estímulo causado no corpo dos cachorros pela comida canina).
    Essa técnica denomina-se de reflexo condicionado, no que se baseia a psicologia comportamental, e é muito utilizada pela mídia.
    Mas agora você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com um casamento? Imagine um homem que chega a sua casa e é recebido friamente por sua esposa. Esta por sua vez, está cansada e preocupada com muitas coisas (contas, problemas com os filhos, problemas na casa, no trabalho, etc.), e precisa da ajuda do marido para solucioná-las, por isso sempre que ele chega, ela começa a falar sobre esses pequenos problemas. Na visão do marido, entretanto, ela parece todos os dias estar munida de uma lista interminável de problemas, que sente prazer em despejar sobre ele. Talvez por estar cansado e estressado, esse marido não demonstra o interesse devido sobre o que ela esta falando, obrigando-a a elevar o tom de voz para se fazer ouvir, afinal, são problemas sérios e ela precisa da cooperação dele. Diante desse impasse, os dois acabam brigando.
    Agora imagine que essa cena se repita de novo e de novo, durante semanas. Chegará um momento onde esse pobre marido inconscientemente associará a sua casa com sentimentos como raiva, repressão e ansiedade. A imagem da casa (ou da esposa) será como o som daquela sineta, que tocará fazendo com que todos esses sentimentos ruins venham à tona. Não é preciso ser vidente para prever a separação desse casal.
    Algumas dicas que a esposa pode fazer, e também o marido, para melhorar a situação:

    1 - Receba seu marido com alegria

    Quando seu marido chegar, pare o que você estiver fazendo e receba-o com um sorriso, afinal ele chegou em casa à salvo e cansado de um dia de trabaho.

    2 - Deixe os problemas para depois

    Permita que seu marido descanse e coma antes de pedir ou cobrar qualquer coisa. A comida restabelecerá os níveis glicêmicos do corpo dele, fazendo com que tenha mais bom humor e disposição para lidar com o que quer que você precise.

    3 - Tenha uma atitude positiva

    Princípios como a compreensão, a caridade e a humildade são a base de um relacionamento conjugal saudável. Portanto, mesmo que seu marido não esteja fazendo o devido uso dessas qualidades, faça questão de aplicá-las sempre que surgir uma oportunidade. A sua influência amorosa terá maior poder para modificar seu marido do que uma infinidade de discussões o teria. Em outras palavras, se o seu marido tem uma atitude apática (ou mesmo de desprezo) quando chega em casa, a solução para isso não é brigar com ele ou tratá-lo com igual desprezo; a solução consiste em tratá-lo ainda com mais amor.
    O processo de mudança de um homem, entretanto, é algo que leva tempo. Você precisará ser paciente e estar disposta a tolerar os desafios que virão, com fé de que o amor - e não o divórcio - é a resposta para o dilema em que vive. Saiba que uma mulher armada com um sorriso no rosto e palavras afáveis pode conseguir mais de seu marido do que se estivesse segurando uma faca.
    É verdade que nem sempre será fácil tomar essas atitudes simples e também, que a harmonia depende em parte da atitude do marido. Muitas vezes você estará mais cansada do que seu cônjuge, mesmo assim, eu as convido a escolherem fazer um esforço especial nesses dias. Vocês mulheres são muito mais fortes do que nós jamais seremos. Vocês são o porto seguro dentro de um lar.
    Lembrem-se do antigo provérbio mexicano que diz: “Uma casa não se assenta na terra, mas se assenta na mulher”.